sexta-feira, 4 de outubro de 2019

MEIO AMBIENTE E O PODER JUDICIÁRIO



Todos nós comumente ouvimos sobre o volume atual de processos encaminhados ao Poder Judiciário, o que é uma das constantes justificativas para a demora no andamento dos processos. Sempre se refere que o volume de processos ajuizados é muito maior do que a capacidade funcional do Poder Judiciário – faltam servidores.
Sendo assim, pode-se imaginar o volume de papéis concentrado, tendo em vista que até pouco tempo os processos eram exclusivamente encaminhados pelo meio físico. Embora talvez você não tenha se dado conta, isso reflete em questões ambientais também. O uso em demasia de papel, além de usar recursos da natureza para produção da matéria prima, também gera volume de lixo a ser descartado, quando findado os processos e arquivados por determinado tempo. Agora parece fazer mais sentido o título desse post não é mesmo?
Exatamente sob essa perspectiva que se vê também outro lado positivo da instituição do Processo Eletrônico, o qual vem sendo gradativamente inserido e obrigatório na totalidade das Comarcas – seja esfera da Justiça Federal, seja na Estadual.
Por consequência dessa evolução, que visa acima de tudo a celeridade do processo - ante a dispensa de atendimentos de balcão e de procedimentos de juntada de documentos e remessa física de processos de um setor ao outro ( o que se torna muita mais ágil e singelo na via digital), o advento do processo eletrônico reflete em nosso meio ambiente.
Como? Se o processo se dá através de documentos e petições digitais, dispensa-se a impressão de documentos físicos, diminuindo a necessidade do consumo da matéria prima que produz o papel, bem como a produção do lixo. Além disso diminui-se também deslocamento de veículos ou outros meios de transporte, reduzindo a emissão de gases produzidos pelo combustível, uma vez que tal procedimento se dá na via digital/on line.
Precisamos a cada dia mais, inserir e utilizar a tecnologia de forma a contribuir na conservação de proteção do nosso meio ambiente, aumentando nossa qualidade de vida e garantindo mais saúde a toda população. Pense e pratique atos com essa mentalidade !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário